Resenha: A Máquina de Contar Histórias
Oi, Leitores...
Ano Novo... Resenhas novas... E meu primeiro post do ano!
Estou aqui para contar a vocês tudo o que eu achei do livro A Máquina de Contar Histórias que ganhei de presente da minha amiga Joice Bispo... Recebi o livro quando estava de saída para resolver umas coisas na rua e enquanto esperava um amigo para almoçar comecei a leitura e confesso, foi difícil parar quando ele chegou.
Quem me conhece sabe que adoro livros que falam da família e suas relações. E gosto mais ainda quando o autor traz claramente situações reais e nos faz se sentir próximos daquilo ali. Sem contar que nos traz a oportunidade de reflexão e aprendizado. E isso o Maurício Gomyde consegue facilmente.
Na noite em que o escritor best-seller Vinícius Becker lançou A Máquina de Contar Histórias , o novo romance e livro mais aguardado do ano, sua esposa Viviana faleceu sozinha num quarto de hospital. Odiado em casa por tantas ausências para cuidar da carreira literária, ele vê o chão se abrir sob seus pés. Sem o grande amor da sua vida, sem o carinho das filhas, sem amigos... O lugar pelo qual ele tanto lutou revela-se aquele em que nunca desejou estar.
Vinícius teve o mundo nas mãos, e agora, sozinho, precisa se reinventar para reconquistar o amor das filhas e seu espaço no coração da família V.
Uma história emocionante, cheia de significados entrelaçados pela literatura, mostrando que o amor de um pai, por mais dura que seja a situação, nunca morre nem se perde.
Vinícius descobriu quando adolescente que queria ser escritor, mesmo que este não fosse o desejo dos seus pais, ele realizou o seu sonho. E encontrou em Viviana uma fonte de apoio e admiração. Eles se amavam mais do que tudo e ele não soube conviver com a doença que cedo ou tarde levaria embora o grande amor da sua vida.
E assim, Vinícius dedicou-se ao seu trabalho, escreveu livros de grande sucesso. Então sua vida era dividida em lançamentos e escrita de um novo best seller. Até que o inevitável aconteceu, Viviana faleceu justamente em uma das suas ausências, na noite de lançamento do seu último livro...
Voltando para casa, chegou em cima do horário para o enterro da sua esposa e ao irem para casa constatou que além de não ter mais o amor da sua vida ao seu lado, ele também havia perdido o amor e respeito das suas duas filhas, Valentina e Vida.
Ele se vê perdido, pela perda da sua esposa e pela "perda" das suas filhas... Ele entende que não adiantará se entregar a esta dor e que é necessário que ele faça algo para resgatar o amor que existe entre ele e suas filhas, mas também não consegue entender por onde começar... Até que, ao tentar compreender a sua filha Valentina, ele tem a oportunidade de ver um vídeo gravado por sua esposa e é a partir daí que ele iniciará essa jornada.
Uma jornada regada pelo amor, dúvidas, compreensão, auto conhecimento, perdão, conhecimento de quem é cada integrante daquela família. Uma viagem que mudará as suas vidas e que irá fazer não com que eles justifiquem as suas escolhas, mas que possam mudar o rumo das suas vidas, mostrando que o amor existe para ser vivido e que o perdão e o amor andam de mãos dadas.
Não quero detalhar essa viagem e nem a forma como as coisas se desenrolam, pois acredito que de acordo com as vivências de cada leitor, poderemos sentir coisas diferentes, mas garanto que este é o momento onde nós nos vemos envolvidos, pois apesar de tudo, eu torci muito para que o amor fosse resgatado entre eles, afinal o amor é o propulsor da vida... E a forma como a história se desenrola, me fez estar envolvida de forma tal, que me senti integrante da família V.
Maurício Gomyde, é um autor nacional de 36 anos, com cinco livros lançados e que conquistou mais uma fã. O livro tem uma escrita suave e ao mesmo tempo intensa, que te proporciona sentir como os personagens. Por vezes, parei a leitura para limpar as lágrimas que insistiam em existir, me vi emocionada a cada desenrolar.
Eu super indico a leitura... Mais um autor nacional para nos encher de alegrias e boas histórias.
Até mais!
2 comentários
Olá Mara,
ResponderExcluirGostei muito da sua resenha.
Sou apaixonada por esse livro, ele me marcou muito e eu fiquei numa ressaca braba rs.
Acho que o Maurício não é um simples autor ele é O AUTOR e irá emocionar muitas pessoas ainda.
Beijos
http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/
Bruna, concordo com vc... Esse livro é incrível e o Maurício um cara diferenciado nesse meio literário!!!
ExcluirObrigada pela sua visita!! Beijos!!!