Atenção, consumidor! Vender produto que não está disponível em estoque é crime




Caros leitores, hoje venho tratar de um assunto sério.

Infelizmente fui vítima de uma loja que não cumpriu com o seu direito de fazer. No dia 04/12/2014 efetuei uma compra no site da SARAIVA do livro Entre o Amor e o Silencio - da escritora brasileira Babi A Sette e até o presente momento eu não recebi minha compra.

Nesse caso você sabe o que fazer? Confira, pois
vender produto que não está disponível em estoque é crime!






No mesmo dia da compra realizei o pagamento, então o jeito era aguardar a entrega do mesmo. 

Quando completou um mês e um dia de compra, eu liguei no SAC da Saraiva, desejando esclarecimento da minha compra que até então não ter sido entregue e também por não ter recebido nenhuma informação sobre ela.
.
O atendente abriu um protocolo, e no dia 16/01/2015 eu recebo um e-mail dizendo:

Informamos que devido a indisponibilidade do item Entre o Amor e o Silêncio - Col. Talentos da Literatura Brasileira, não será possível atendê-la.
Desta forma solicitamos que informe os dados bancários abaixo, para que possamos realizar o estorno do valor.
Os dados necessários são:
Banco:
Tipo da Conta:
Agência:
Conta:
Correntista:
CPF/CNPJ:
Aguardo retorno e permaneço a disposição

INDISPONIBILIDADE? é isso mesmo? Tem mais de um mês que está indisponível? Sabendo disso por qual motivo o livro estava disponível para a compra??

Se você foi vitima de algo parecido, saiba dos seus direitos POR LEI


Na SEÇÃO II - Da Oferta dentro Das Disposições Gerais do Art. 29 do (LEI Nº 8.078, DE 11 DE SETEMBRO DE 1990.) no link:http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8078.htm , você pode ler e saber que quando algumas informação publicitária é veiculada por qualquer loja, em que determinado produto está a preço promocional, (ou não), é dever do estabelecimento de ter em estoque aquele produto. Se não o tiver, você tem 3 opções, conforme descrito no Art. 35:

  Art. 35. Se o fornecedor de produtos ou serviços recusar cumprimento à oferta, apresentação ou publicidade, o consumidor poderá, alternativamente e à sua livre escolha:

        I - exigir o cumprimento forçado da obrigação, nos termos da oferta, apresentação ou publicidade;
        II - aceitar outro produto ou prestação de serviço equivalente;
        III - rescindir o contrato, com direito à restituição de quantia eventualmente antecipada, monetariamente atualizada, e a perdas e danos.




Infelizmente, no dia 19/03/2015 fui vencida pelo cansaço. Me mandaram Mail um e-mail informando sobre o pedido. (alguns dados foram retirados.



Olá LUANA XXXXXXXXXX


Recebemos seu pedido XXXXXXXXXXX.

Infelizmente, após diversas tentativas de localizar o(s) item(ns) abaixo relacionado(s) que compõe(m) o seu pedido, constatamos que ele(s) está(ão) esgotado(s) e, por isso, seu pedido será cancelado. 

Pedimos desculpas pelo contratempo. Solicitamos que acesse este link e forneça os dados bancários para que possamos efetuar o reembolso do valor pago. 

Agradecemos a escolha pela Saraiva e esperamos por você em suas próximas compras. 

Itens esgotados:

Por que eu passei os meus dados. Por saber, pela própria autora, que NÃO HÁ LIVROS em lugar nenhum. E que uma nova remessa sairia em maio (salve engano). 

O valor do livro é tão pequeno que resolvi aceitar a proposta.

Mas ao ligar no PROCON eles me informaram que eu poderia sim requerer o livro, masssss eu irei comprar digital, ou até mesmo depois com a autora... Bom que vem autografado. 

Na verdade não tô muito afim de quebrar a cabeça...

Mas se você tem um problema parecido, não se deixe enganar. 

Exija seus direitos.
Fique atento!

Posts relacionados

6 comentários

  1. Que chato Luana, a Saraiva está mestra em fazer isso, comprar em pré-venda tb dá a maior dor de cabeça.
    Abç,
    Boo Nina
    http://www.rascunhocomcafe.com/2015/04/a-lista-de-brett-simples-e-emocionante.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá um grande problema, Boo! Devemos denunciar sempre!!!

      Excluir
  2. Deixando essa publicação salva nos meus favoritos, Fiz a compra na Black Friday, na Saraiva, no dia 24/11/2017, como sou apressado sempre verifico com a loja se foi postado e qual o código de rastreamento. Quando fui fazer isso no dia 30/11/2017 me falaram que um dos produtos não tinha em estoque e iriam abrir um ocorrência e me responderiam em 3 dias uteis. Já estou esperando o pior.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dando continuidade, me responderam no dia 02/12/2016 informando que iam atrás do fornecedor para obter o produto e me passaram um e-mail pra contato, mandei um e-mail no mesmo dia e até hj 06/12/2017 não me responderam, Entrei em contato pelo chat online e me falaram que ainda estão atrás do produto e pediram pra eu aguardar até o prazo de entrega 13/12/2017. Irei atualizar da historia quando tiver mais informações

      Excluir
    2. estou em uma situação bem parecida com a sua, Saraiva dando dor de cabeça, comprei um mouse nodia 23/11 prazo para 06/12, atualizaram sem avisar para odia 13/12 a entrega e no dia 14 entrei no chat e me pediram 3dias uteis q seria hoje, até agora nenhuma resposta =/

      Excluir
  3. Estou passando por isso. Culpa minha de não ter pesquisado direito a empresa Saraiva. Parece que eles são os novos enganadores da Web.

    ResponderExcluir