Resenha: A garota que você deixou para trás


A garota que você deixou para trás é o lançamento da autora Jojo Moyes, que se consagrou com o livro Como eu era antes de você. Diante do sucesso do primeiro, acho que todo mundo quer saber agora se A garota que você deixou para trás é tão bom quanto. Vamos conhecer mais dessa história e descobrir?



Título: A Garota que você deixou para trás
Autora: Jojo Moyes 
Editora: Intrínseca 
Gênero: Romance/Drama
Ano: 2014
Páginas: 384




Sinopse: Durante a Primeira Guerra Mundial, o jovem pintor francês Édouard Lefèvre é obrigado a se separar de sua esposa, Sophie, para lutar no front. Vivendo com os irmãos e os sobrinhos em sua pequena cidade natal, agora ocupada pelos soldados alemães, Sophie apega-se às lembranças do marido admirando um retrato seu pintado por Édouard. Quando o quadro chama a atenção do novo comandante alemão, Sophie arrisca tudo — a família, a reputação e a vida — na esperança de rever Édouard, agora prisioneiro de guerra. Quase um século depois, na Londres dos anos 2000, a jovem viúva Liv Halston mora sozinha numa moderna casa com paredes de vidro. Ocupando lugar de destaque, um retrato de uma bela jovem, presente do seu marido pouco antes de sua morte prematura, a mantém ligada ao passado. Quando Liv finalmente parece disposta a voltar à vida, um encontro inesperado vai revelar o verdadeiro valor daquela pintura e sua tumultuada trajetória. Ao mergulhar na história da garota do quadro, Liv vê, mais uma vez, sua própria vida virar de cabeça para baixo.
Tenho que confessar a vocês que quando comecei a ler A garota que você deixou para trás eu estava com muito medo de ser uma história tão dramática quanto a do livro Como eu era antes de você, então fui lendo com aquele pezinho atrás, com medo de sofrer tanto novamente, rsrsrs. 

O livro tem sim sua carga dramática, mas de uma forma diferente. Não vou falar mais para não estragar a surpresa.


Achei a forma de construir o texto muito interessante, porque, na verdade, é um livro 2 em 1. No começo conhecemos a história de Sophie, que se passa na França ocupada pelos alemães, durante a Primeira Guerra Mundial. Essa primeira parte do livro é maravilhosa, daquelas histórias bem escritas, cativantes, que a gente não quer largar. Sophie é uma mulher determinada, que faz o que for preciso para defender sua família nos tempos da guerra. Além disso, seu amor pelo marido também a leva a atos extremos na esperança de reencontrá-lo. Toda a descrição do ambiente, o perfil dos personagens, a pesquisa extremamente bem feita sobre a época, tudo torna o texto muito rico e cativante.

Sophie por ela mesma:


Acho que ele gostava de conversar comigo porque eu não ficava constrangida com ele. Era uma característica minha, acho, não me mostrar intimidada, ainda que, no íntimo, eu me sentisse assim.
(p. 57)

Quando chega no ápice na história de Sophie, de repente, a chave muda e começa a história de Liv Halston, uma jovem viúva, que ainda sofre a perda do marido.  Já nos anos 2000, Liv também é uma mulher determinada, capaz de ir até o fim para conseguir o que deseja.

Mas o que há em comum entre Sophie e Liv? O elo entre elas é o retrato de Sophie, pintado por seu marido Édouard Lefèvre, que depois de 100 anos é dado de presente à Liv, por seu marido David. O quadro chamado A garota que você deixou para trás é uma verdadeira obra de arte, daquelas que arrebatam o coração de quem pousa seus olhos sobre ela. Mas qual a procedência de um quadro que sobreviveu a uma guerra? A propriedade de Liv sobre ele é legítima? Na busca por essas respostas, o passado vem à tona e Liv precisa conhecer e remexer toda a história de Sophie para tentar ficar com sua Garota.

E é a partir dessa busca que voltamos a ter contato com Sophie e a desvendar o fim da sua história para saber se tudo o que ela fez, se o seu sacrifício a levou de volta para seu Édouard.

Gente, quando a história volta novamente para Sophie, é tão lindo, eu senti uma emoção tão grande só de saber que o final dela ia ser conhecido.

As duas, Sophie e Liv, fazem coisas tão radicais para se manterem perto de seus maridos que chegam a ser questionáveis. Eu me perguntava: precisa tanto? Isso vai valer à pena? Os fins justificam os meios? Mas quando a gente vê os desdobramentos, acaba entendendo e percebendo que essa era a única forma de elas conseguirem o que queriam.

O livro é muito lindo, bem escrito, nos faz refletir sobre vária questões da condição humana, sobre nossa capacidade de amar e de recomeçar.

É uma leitura que vale muito à pena, mas agora vocês podem estar perguntando: e aí, é tão bom quanto Como eu era antes de você? São dois livros completamente diferentes, mas Como eu era antes de você é um livro muito mais intenso, mexe muito mais com as nossas emoções. Mas se for para comparar eu diria que Como eu era antes de você é nota 5/5 e A garota que você deixou para trás é 4,5/5. O livro é lindo, é emocionante, mas Como eu era antes de você é muito mais intenso e prende mais o leitor. Além disso, a Liv não tem o mesmo carisma de Sophie, e por isso a parte 2 do livro não é tão boa quanto a primeira. 

Mas as duas obras deixam claro que Jojo Moyes é uma excelente autora, preocupada com o trabalho de pesquisa, com um texto lindo, bem escrito, e muito promissora. Tenho  certeza que podemos esperar muito mais livros poderosos vindo de suas mãos.


Meus 2 amores da Jojo Moyes. Agora quero A última carta de amor para completar minha coleção! 

Ah, eu queria aproveitar e dar uma dica para vocês:  se você leu o livro e gostou da temática de como eram tratadas as obras de arte em tempos de guerra, há um filme muito bom, que retrata exatamente esse ponto, ele fala na verdade, de como as obras de arte foram tratadas pelos nazistas na Segunda Guerra Mundial, mas o procedimento é muito igual ao que vemos no livro, tanto que no livro temos a seguinte afirmativa:


Durante a Segunda Guerra Mundial, tesouros saqueados eram guardados em caixa-fortes subterrâneas na Alemanha, protegidos. Essas obras de arte, milhares delas, haviam sido encontradas graças à eficiência militar, com auxílio de comerciantes e peritos inescrupulosos. Esse tipo de saque não era uma pilhagem aleatória de soldados na batalha: era sistemático, controlado, regulamentado e documentado. (p. 234)

O filme é o Caçadores de Obras Primas, de George Clooney com George Clooney, Matt Damon e um elenco maravilhoso. Para quem gosta de arte, é imperdível conhecer essa parte da história.






E você, já leu A garota que você deixou para trás? O que achou? Concorda comigo ou tem uma opinião diferente? Comente aqui e deixe sua impressão também!




Beijos e até a próxima!

Posts relacionados

3 comentários

  1. Assim como você eu considero a Liv bem menos legal que a Sophie. Tanto que ela contribuiu fortemente para a nota baixa que dei ao livro pois a primeira parte foi muito boa e instigante, já a segunda foi terrivelmente maçante, entediante mesmo. No fim acabei dando 3 estrelas. Enfim, quero ler outras obras da autora para comparar e saber se o problema sou eu ou ela, rsrs.
    Adorei sua resenha!
    Beijos
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabrielly... Obrigada pela sua visita e por ter gostado da nossa resenha!!!

      Beijos!

      Excluir
    2. Oi Grabrielly, obriga por participar. Acho que se você ler Como eu era antes de você, você vai amar e descobrir como essa autora é incível. Bjus

      Excluir