Livros: Emprestar ou não emprestar - Cuidar do livro parte Um



Bom dia, queridos leitores!!!

Hoje eu quero perguntar pra vocês uma coisa: Você empresta seus livros?

Bem, a pergunta é um pouco abrangente não é mesmo, você empresta pra quem? Sobre quais hipóteses? Você dá prazo para devolução? E se não devolvem você pede o livro? E se devolver estragado você pede um livro novo? E se... Nossa isso porque era uma pergunta apenas. Então vejamos mais sobre o assunto.






  • Emprestar
O simples ato de emprestar um livro, implica em várias coisas, que ao meu ver a mais importante é o incentivo a leitura, correto? Para os amantes em leitura é gratificante você recomendar um livro e ver que a pessoa se interessou, buscou sobre o livro e gostou assim como você, mas geralmente as indicações vêm acompanhadas de “você tem o livro... ME EMPRESTA?”

Dependendo da pessoa (e do livro, claro) é difícil de você falar: Não!






A Leitora Mirela Motta, é boa de coração e ainda mesmo depois de perder livros ainda tem o coração bom. Confira seu depoimento ao lado!







Mas claro que tem gente que com muita delicadeza informa que não irá emprestar. Depois de muito sofrer e perder seus livros e não desejar passar por isso novamente, é o caso da Gaby Azevedo!


impressão minha ou o livro foi mordido? Raiva do autor?



  • Quem pede um livro emprestado

Muitas vezes quem recebe um livro emprestado não respeita o voto de confiança que foi lhe concedido, não é o seu caso, né?

É extremamente comum que livros emprestados não retornem ou, o que pode ser até pior, retornem deformados.

  • Não devolveu ainda, ou o livro voltou estragado.

Com toda a sinceridade do mundo eu peço o livro, faço marcação cerrada, pergunto se já leu (não é mesmo Daya?) Eu dificilmente empresto... e tem que ter uma credibilidade ímpar pra eu emprestar. Vamos saber a opinião de algumas pessoas sobre o assunto. Confira!





  • Não empresto de jeito nenhum

Depois de um arrependimento de ter emprestado um livro, não empresto mais.
Livros que ganhei de presente que estão com dedicatória
Livros autografados por autores
E o mais importante, ou meu queridinho.
... Sem choro nem vela! #SimplesAssim

Mas quero que vejam este caso que eu fiquei perplexa.


Agora confira o estado do Livro! Cena forte rs 


Gennnnnnnnnnnnnteeee, que isso? Fita adesiva marrom pra segurar as paginas... Ah não já é demais! Não é porque eu amo livros, mas cadê o respeito de estar sobre a posse de algo dos outros, seja livro, make, roupa , sapato! Que isso?!!!. Alessandra me contou que ficou super chateada, pois o livro era de uma autora brasileira, primeira edição, autografado...

Além disso teve trabalho pra tirar a fita, vai ter que procurar uma gráfica pra recuperar o livro...

E você pensa que pessoa reembolsou com outro livro? Abafa né?!

Pois agora quem quiser ME pedir livros, vai ter que assinar o termo abaixo! #VaiArriscar?


Por fim, achei mega legal os 13 Mandamentos de livros emprestados

1 - Se pegou emprestado, devolva.

2 - Trate o livro alheio como gostaria que o seu fosse tratado. Não rasure, suje ou rasgue.

3 - Só pegue emprestado se for mesmo ler. Não jogue em um canto ou coloque em uma fila.

4 - Se perdeu, compre outro e devolva.

5 - Se pegou por impulso e sabe que não vai ler, devolva.

6 - Se vai pegar sucessivamente emprestado, está na hora de comprar seu próprio exemplar.

7 - Se for uma ferramenta de trabalho, seja rápido.

8 - Não pegue sucessivamente emprestados livros da mesma pessoa, sem devolver os anteriores.

9 - Não constranja seu próximo pedindo emprestado livros raros ou com valor sentimental.

10 - Não empreste livros que pegou emprestado.

11 - Demorar para devolver é o mesmo que não devolver.

12 - Esquecer de devolver é o mesmo que surrupiar.

13 - Não misture com seus livros.

E ai, vocês concordam?
(Fonte: Revista Bula http://www.revistabula.com/1236-etica-livro-13-mandamentos/)


Diga-me... 
Mesmo assim ainda emprestaria um livro seu?

Beijos

Posts relacionados

11 comentários

  1. Eu até empresto sabe, mais não gosto as vezes a pessoa acaba emprestando pra outra pessoa ou simplesmente não devolve isso é muito chato.
    Beijos

    Blog Segredos da Cáh
    Instagram
    Facebook
    Canal do You Tube

    ResponderExcluir
  2. Ficou muito legal! Parabéns!! Ainda estou em choque com o livro com fita marrom. Que criatura tem coragem de fazer isso? Se não vai tomar cuidado não peça emprestado, compre o seu, assim é você que arca com o que fizer com ele.Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Samira! Que massa que gostou do nosso post! Ficamos tão chocadas quanto vc, a fita marrom foi uma sacanagem...

      Beijos e obrigada pela sua visita!!!

      Excluir
  3. Gostei do post já passei por isso é me deu uma raiva, teve vários episódios me lembro que emprestei o livro Rosinha minha canoa já se passaram sete anos e nunca mais tive notícias. Espero que leve um pouco de consciência pra pessoas que pegam livros e não devolvem bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Raquel! Já passamos por isso também, o que mais desejamos é que quando a gente empresta um livro, a pessoa tenha o mesmo cuidado e carinho que nós né?

      Excluir
  4. Eu sempre emprestava,mas teve um que voltou com as páginas molhadas,a garota falou que o livro estava suando e tinha chovido,guardou em um canto e ficou no estado que ficou,fiquei p. da vida,pois sei que não foi suor,e sim água,depois disso ela nunca mais me pediu emprestado,fiquei com o livro mesmo assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, Vanessa!!! Sinceridade zero hein? Pelo menos ela não pede mais....

      Excluir