Resenha: Ivvi



Oi gente,

Estou de volta e hoje vim aqui contar a vocês tudo que eu achei do lindo livro Ivvi. Eu gosto de poesias, mas confesso que ultimamente não andava lendo quase nada de poesias... E essa leitura me despertou diversos sentimentos, por vezes fiquei sem ar ou com um sorriso bobo no rosto. Leandro Andreo tocou de verdade o meu coração.


O blog já tinha contado aqui, um pouco sobre o autor e o livro. Confiram antes de darmos continuidade.


Título: Ivvi
Autor: Leandro Andreo
Editora: Padorga
Páginas: 120
Ano: 2014
Sinopse: Quando tu, bela Ivvi, conheci, meu mundo se virou completamente. Desalento, que outrora era aparente, perdeu-se de repente. Eu sorri. Os dias se passavam, percebi que tu não me saías mais da mente, eras tão jubilosa e, certamente, a mulher mais bonita que já vi. Ivvi é uma personagem não só desta obra, mas da vida de todos. Todos nós temos alguém na vida que nos inspira, que tira o melhor de nós e que permite manifestações tão verdadeiras como as mensagens de Amor dos poemas deste livro. A personagem Ivvi irá ultrapassar os limites destas páginas e irá refletir na Ivvi real que habita na vida de cada leitor.


Ivvi é um livro de poesia como já havia dito e talvez você esteja se perguntando, e o que é poesia?



"A poesia, ou gênero lírico, é uma das sete artes tradicionais, pela qual a linguagem humana é utilizada com fins estéticos, ou seja, ela retrata algo em que tudo pode acontecer dependendo da imaginação do autor como a do leitor. "Poesia, segundo o modo de falar comum, quer dizer duas coisas. A arte, que a ensina, e a obra feita com a arte; a arte é a poesia, a obra poema, o poeta o artífice." O sentido da mensagem poética também pode ser", ainda que seja a forma estética a definir um texto como poético. A poesia compreende aspectos metafísicos e da possibilidade de esses elementos transcenderem ao mundo fático. Esse é o terreno que compete verdadeiramente ao poeta.
Num contexto mais alargado, a poesia aparece também identificada com a própria arte, o que tem razão de ser já que qualquer arte é, também, uma forma de linguagem (ainda que, não necessariamente, verbal)." Fonte: Wikipédia

Ivvi fala do amor e é dividido em cinco belas partes: O Amor, Sobre Ivvi, Para Ivvi, Sem Ivvi e Coroa de Sonetos. E nessas cinco partes somos agraciados por sentimentos verdadeiros, rimas perfeitas e porque não dizer, música perfeita aos nossos ouvidos.

Leandro mostrou toda a sua sensibilidade nestes poemas e você termina a leitura tendo apenas uma certeza, todos nós já tivemos ou iremos ter um (a) Ivvi nas nossas vidas.

A cada parte eu me derretia com os trechos do livro e decidi trazer alguns trechos que me tocaram mais... Espero que vocês gostem.



As portas, as janelas, a chaminé,
Abro tudo para ver o Amor entrar
Eu conto que ela venha e se vier,
nada o irá bloquear.





Ivvi, disse-me ela, é Ivvi quem vejoUma moça bonita e tão querida, Que será parte eterna em tua vida,Em um amor tão lindo e benfazejoQue fará tua tristeza ser vencida.






Declarei-te a paixão que descobri
Num sopro de coragem, de bravura.
Estava apaixonado e, a esta altura,
Nenhum dos sentimentos te escondi.






A leitura de Ivvi é encantadora, recomendo para todos, não só apenas para os amantes de poesia. Aqui você tem a oportunidade de deliciar-se com textos de uma sensibilidade incrível, um livro pequeno e que pode ser apreciado no todo ou em partes. O que importa é lê-lo e sentir o amor de forma sublime e plena.

Encontre-me

Posts relacionados

2 comentários

  1. Amo de paixão poesias,vou comprar o livro.Super beijos!

    http://loucurasalucinantes.blogspot.com.br/2014/08/sorteio-de-um-kit-da-clinique.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari... Que bom que gostou! Vale a pena a aquisição!! :)

      Excluir