Escrever uma dedicatória em um livro para presente?


Oi, Leitores Amados!!!


Hoje me deparei com a seguinte situação.
Estou participando de um amigo secreto pelo site e estava pra mandar o livro e fiquei pensando, escrever ou não escrever... Eis a questão.
Mas acabei perguntando pra amiga se poderia... E ela me disse que sim... e se eu já tivesse lido o livro poderia marcar o que mais gostei e tals...
Foi ai que comecei a pensar... Marcar ou não marcar o livro, escrever ou não escrever. São situações difíceis.


Quando terminei de ler o livro “Quem, eu?” do Fernando Aguzzoli (resenha) e me senti na obrigação... Isso mesmo, na obrigação de marcar algumas lindas frases que me fizeram pensar. Não tenho costume de reler livros (preciso fazer isso com alguns), mas pensei se um dia eu pegar aquele livro apenas o folhearei e acharei as marcações que eu mesma deduzi como importantes durante a “primeira” LEITURA. Esse foi o primeiro livro que fiz isso. Pensei mais um pouco...
E se eu já tivesse feito isso com os outros, às vezes poderia ser mais fácil recordar a história sem reler todo o livro (até pq a lista é infinita), mas quem sabe pelo menos relembrar alguns momentos marcantes...

Entretanto, quando vai se dar um livro pra alguém, é interessante escrever um dedicatória pra ele.
Pensemos
  • A pessoa que você vai dar, gosta que escreva? - Talvez ela for uma leitora que tem muito ciúmes dos livros que ela tem que não gosta nem de colocá-los perto de canetas ou lápis.
  • Já pensou se a pessoa não gostar do livro e quiser trocar - Como alguém irá trocar um livro com dedicatória, ou até mesmo dar para uma outra pessoa que talvez goste mais do que ela. Eu já peço que a pessoa faça uma linda dedicatória pra eu não dar de presente (RS)
  • Você já leu ou conhece a história do livro que vai dar de presente? - Que tal incorporar a história no meio da dedicatória e deixar a pessoa curiosa para ler o livro e entender! Acho interessante deixar ela intrigada e no final quem sabe dizer “leia e me conte o que achou”. Certamente o papo ira render!
              
Então você decidiu que irá escrever uma dedicatória no livro. Vamos aos pontos para prestar bastante atenção.

  • Errar! – pense bem antes de escrever, se você tem dificuldades use o Word, Google ou um dicionário. Não corra o risco de fazer rasuras.
  • Desenhos – Não improvise com desenhos a não ser que você domine os traços... Claro que aquela carinha simples tá valendo, mas não recomendo passar disso. Ok!  =)
  • Simplicidade – Seja breve, objetivo e simples... Ahhh mais não escreva apenas “Boa leitura” Coloque um pouco mais de criatividade, você consegue.
  • Seja lembrado - A dedicatória é feita para que o livro ligue as duas pessoas. Quem recebe o livro futuramente irá abri o livro e lembrará de você, da época que ganhou! Então no final, assine com seu nome, data e local!

E agora, minhas dicas ajudaram vocês? Recomendo a página Três Leitoras no Facebook para se inspirar, e ficar por dentro das novidades.

Confira abaixo alguns das minhas dedicatórias de livros que me foram presenteados.
 O segredo do meu marido - presente de Bruna Moura 

A Culpa é das estrelas, presenteada por Jéssica Caroline

Entre o agora e o nunca, - presenteada por Fernanda Cristina Aragão Rosa (Linguiça)

Atenção! Com toda a certeza, varias dedicatórias faltam aqui... não entenda que eu não gostei... Apenas não da pra colocar umas 20 fotos  rsss... Escolhi apenas essas três, por esta lendo atualmente um dos livros, um por ser um dos meus favoritos, e um por esta com um"apelido" inusitado, que só os fortes entenderão, não é Linguiça?! (amo)


Posts relacionados

7 comentários

  1. eu até hoje só escrevi uma dedicatória e pensei bem se devia ou não ter feito pelos motivos que você citou, mas ao mesmo tempo vejo como uma forma à mais de carinho
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Escrevo dedicatórias se a pessoa pedir ou eu tiver certeza que ela nao tem o livro que estou presenteando e não será necessário trocá-lo. Caso contrário, faço um bilhetinho e anexo com um clips ou post-it.
    Já nos MEUS livros, coloco post-it, uso MUITO marca-texto e, se ganhado de presente, faço questão de dedicatória.
    As vezes me da agonia ler livros emprestados, pq nao posso ir sinalizando com meus marca-texto coloridos. Por isso, sempre opto por comprar!
    http://aquelaepifania.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oiii tudo bem???? Eu acho legal dedicar o livro, mas tem essa de não dá pra trocar depois , kkkk
    E tem gente cara de pau, que ainda vende os livros com dedicatória. Eu nunca teria coragem de fazer isso :(
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Uma boa idéia é fazer a dedicatoria em um marca página e da-lo de presente junto com o livro. Assim você passa sua mensagem sem comprometer a integridade do livro...rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tambem pensei isto.... um marcador de pagina com espaço para dedicatoria seria optimo.

      Excluir
    2. Adorei que não

      Excluir
  5. Uma boa idéia é fazer a dedicatoria em um marca página e da-lo de presente junto com o livro. Assim você passa sua mensagem sem comprometer a integridade do livro...rsrs

    ResponderExcluir