Resenha: Filhos da Senzala


Oi Leitores,

A pouco tempo recebemos um convite especial da Editora Schoba para conhecermos o livro Filhos da Senzala da autora Silvânia Dias e topamos de cara. E foi incrível conhecer essa história. Vamos conferir a capa e a sinopse, antes de eu contar tudo o que achei da história?

Filhos da Senzala, Editora Schoba, 260 páginas, 2014.




Ele era branco, jovem e livre. Ela, uma belíssima parda, provocante e sedutora que nasceu escrava na Fazenda Cantareira, de propriedade do temido e impiedoso Capitão Bartolomeu Moutinho Esteves. Por intenso amor a ela, o ingênuo rapaz vendeu 12 anos de sua existência ao diabólico fazendeiro e mergulhou no abismo sombrio e brutal do cativeiro, tornando-se o principal personagem de um sórdido drama.







Eu considero esse livro incrível, apesar de uma história cheia de detalhes e informações, a autora faz uma narrativa tão leve que você avança a leitura de forma tranquila. Um livro que me trouxe reflexões e lições para a vida. Uma história que fortifica o real sentido do amor, do companheirismo, da caridade, da lealdade e da família. Eu super indico a leitura e espero que vocês se encantem tanto quanto eu.

O livro inicia narrando a morte de Ana Leocádia, um ataque fulminante que não lhe deu nem a oportunidade de lutar pela sua vida. Com a sua partida, ela deixou três homens de coração partido: seu marido Francisco e os seus filhos gêmeos Francisco Júnior e Cassiano.

Eles ficam desnorteados com a perda e num momento de desespero e por se sentir tão perdido, Francisco Júnior decide sair sem rumo e sai sem se despedir de sua família.

Na sua primeira noite de descanso em uma hospedaria, após sua partida, ele conhece Augusto Campos e os dois se tornam grandes amigos. Francisco recebe a proposta de ajudá-lo no transporte de produtos para a Fazenda Cantareira, já que perdeu um dos seus escravos.

Como aceitou a proposta de Augusto, no dia seguinte eles seguem viagem. E ao chegar a Fazenda Cantareira, Francisco nem imaginava que toda sua vida mudaria.

Ele se torna agregado na Fazenda e trabalha com muito empenho e esforço. Tal postura, chama muito a atenção do Capitão Bartolomeu Moutinho Esteves e desde então ele vive pensando numa maneira de segurar permanentemente Francisco na sua fazenda.

E a oportunidade do Capitão surge no dia que Francisco se apaixonada perdidamente por Eugênia, uma das escravas da Fazenda. Como quer se casar com o grande amor da sua vida, Francisco passa a conversar com o Capitão, na busca de comprar a alforria da sua amada, mas a proposta que recebe é de ser escravizado por 12 anos e só após este período teria acesso a sua carta de alforria e assim poderia sair da Fazenda Cantareira. Porém, o Capitão aproveita-se do analfabetismo e inocência do Francisco e inclui outras cláusulas neste contrato, que só serão conhecidas no futuro.

Após todos aqueles anos de escravidão e sofrimento, mas também de amor entre esse casal, Francisco decide que está na hora de ir embora da Cantareira, porém ao comunicar isto ao Capitão descobre que seus cinco filhos, de acordo com o contrato, pertencem a Fazenda como escravos. Para não se separar dos filhos, eles permanecem na Fazenda.

Francisco não aceita ter sido enganado desta forma, então ele busca ajuda e assim descobre que todos os seus filhos foram registrados como pessoas livres e finalmente eles conseguem sair da Fazenda Cantareira de cabeça erguida e com a família unida.

O Capitão ficou irado e com certeza não esqueceria essa afronta. Mesmo passando por tantas coisas ruins, epidemia de varíola, perda da esposa, filho e irmã, a seca, o Capitão não percebe os seus erros e fica cada vez pior, ele apenas maltrata as pessoas e propagar o ódio. Após três anos, ele encontrou uma forma (mentirosa, é claro) de pegar os cinco filhos de Francisco de volta.

E o que acontecerá agora? Conseguirá Francisco e Eugênia trazem seus filhos de volta?

Minha resenha fica por aqui, pois não posso contar mais tantos detalhes a vocês. Mas preciso reafirmar, deem a oportunidade de conhecer essa história, eu tenho certeza do quanto vocês vão gostar e se apaixonar.

Se já conhece o livro, nos conta aqui o que você achou dele! Ou então, se vai ler, depois venha aqui compartilhar a sua opinião.

Encontre-me

Posts relacionados

2 comentários

  1. Olá, Mara. Adorei a resenha! As surpresas desse livro me arrepiam. ( E a propósito, o blog está lindo e super atualizado. Parabéns!). Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu... Muito obrigada!!!! Esse livro é demais mesmo!!!

      Excluir