Resenha: As feridas de um leitor

ü 
 
 Oi Leitores...

Hoje vim aqui contar a vocês um pouco sobre o "As feridas de um leitor" de José Castello, espero que vocês gostem!!!


 FICHA TÉCNICA
Livro: As feridas de um leitor
Autor: José Castello
Editora: Bertrand Brasil
Páginas: 279

ü                                                                    SOBRE O AUTOR

José Castello é escritor crítico literário e jornalista. Colunista do “Prosa e Verso”, de O Globo. No Globo Online, mantém o blog “ A literatura na poltrona” (www.oglobo.com.br/blogs/literatura). É colaborador do Valor Econômico e do mensário Rascunho. Autor, entre outros, de Ribamar (2010, Prêmio Jabuti de Romance do ano) e de João Cabral: O homem sem alma e Diário de tudo, ambos publicados pela Bertrand Brasil.


ü                                  POR QUE INDICAR E ESCREVER SOBRE ESTE LIVRO?
A resposta é simples, caro(a) leitor(a). Ler literatura é para muitos uma doce fruição, mas sabe aquelas vezes em que queremos falar sobre o livro, esgotar suas ideias e ideais e então tem a feliz ideia de criar um blog para fazer perpetuar essa ação?
Pois é, falar sobre literatura, seja ela qual for, inclui conhecer outros textos e reflexões sobre o fazer literário em muitas instâncias.
    A descoberta de “As feridas de um leitor” surgiu na minha vida assim, enquanto eu escolhia escrever um ensaio da pós-graduação sobre Drummond (a escolha proposital vem da fruição), ao passo que meu mestre ensinava técnicas de análise de uma obra poética (tirando de mim o prazer de ler a poesia, tinha pressa e técnica para concluir o trabalho). Despretensiosamente, Ana (tia e colega de classe) me apresentou essa leitura, e o livro que ela tinha ganhado de presente virou meu presente.
Castello simplesmente vai na essência dos nossos autores preferidos, na harmonia das suas obras e do que cada uma delas representa e nos presenteia com um banquete de textos, deliciosamente bem escritos, sobre as marcas e feridas que nunca cicatrizam num leitor. Afinal, “ler Clarice, Samuel Beckett, João Cabral, Mário de Andrade, Vinícius de Moraes é sofrer de suas palavras(...)”.
E assim temos artigos que transformam os textos lidos em novos textos, novas leituras. O autor/escritor divide suas dores e feridas, diálogo, mistura, mescla de leituras e literaturas produzidas no autor.
Ah, um detalhe: os títulos dos artigos são sugestivos e quase uma charada sobre cada autor. Tente adivinhar quem é “O falso pessimista”, “Vinicius atormentado”, “O socialista alegre”, “O triângulo de Machado”, “O poeta das pequenas coisas”, “O sol entre as estrelas” ...


Esse livro me devolveu no momento certo a razão para equilibrar a fruição e a razão de sempre ler e não desistir de seguir lendo, independentemente da leitura que esteja fazendo, pois como sempre digo: “Ler é para sempre!”.

Encontre-me

Posts relacionados

0 comentários