Diferença: Filme X Livro - A culpa é das estrelas (Spoiler)


Olá Leitores,

Então o filme estreou. Todo o nervosismo enfim foi acalmado. Na resenha do Filme (link) mencionei que iria fazer um post sobre a diferença do filme para o livro. Volto a repetir todas aquelas que eu notei foram muito pequenas, e que não teve mudança nenhuma no enredo do filme. Uma eu julgo até que ficou perfeita, que se fosse tão fiel ao livro, aquelas pessoas que não leram o livro (acredito serem muitas) e mesmo assim assistiram o filme não iriam entender o porque esclarecerei mais abaixo qual cena foi.


Indico que assim como no livro, tenha por perto uma caixinha de lenço. Pois, se você chorou no livro, tenha certeza que vocês vão chorar muito! Se você é manteiga derretida como eu aumente esse muito para MUUUUUUIIIIIIITOOOOOO
OBS: Para quem não leu o livro a partir de agora o texto contem muitos Spoilers

 

LIVRO X FILME


1. O convite para ver o filme na casa de Gus

Livro: Gus conhece Hazel no grupo de apoio a pessoas com câncer e quando estão conversando logo após o fim da reunião do grupo, Gus chama Hazel para assistir V de Vingança em sua casa, e conversam sobre o filme, diz que é o seu filme favorito, chegando a compara-la com uma personagem Natalie Portman.

Filme: O convite no filme também é feito assim como no livro. O que me surpreendeu é que a descrição do quarto é idêntica ao livro, porém sobre o filme V de Vingança eles não assistem, nem falam sobre ela se parecer com a personagem do filme. Notei apenas um poster do filme no quarto, mas só isso. Não conversaram nada sobre o filme


2. Gus tinha uma namorada, não é mesmo?

Livro: Caroline, ex-namorada de Gus, também morreu de câncer. Hazel investigou bastante sobre a ex de Gus na internet, inclusive vendo fotos deles.
Filme: Pra minha alegria a ex dele não aparece, não é citada e eu até esqueci que ele já teve namorada! (não gostava dela no livro mesmo, não fez falta pra mim)


3. Ida para o aeroporto - essa cena que mencionei acima

Livro: A Ida para Amsterdã acontece bem de manhãzinha com Hazel Grace e sua mãe indo de carro buscar Gus em sua casa, onde presenciam a cena que me intrigou bastante quando eu li. Gus e o pai discutindo sobre ele ir ou não. Quando ele fala que o corpo e a vida são dele.
Filme: Achei sensacional essa cena, ficou perfeita. Acho que John deveria ter colocado algo assim no livro. Gente eu gargalhei alto no cinema (assim como todo mundo). Quem chega na porta da casa de Hazel em uma limousine pelo teto solar gritando que para viajar com ele tem que ser em grande estilo. #GusEstiloso #GusLindo #GusPerfeito.


OBS: Motivo que eu achei essa cena perfeita: Volto a dizer que quem assiste o filme não é apenas quem leu, portanto se a cena fosse exatamente fiel ao livro aquelas pessoas que não leram iriam começar a entender o que estava acontecendo, (ou não) e eu acho que poderia "estragar" de a cena lindíssima de quando ele fala que estava doente. Conseguem me entender?


4. A briga com Peter Van Houten em Amsterdã

Livro: A briga de Hazel e Gus quando o autor de Uma Aflição Imperial, Peter Van Houten, que os recebem de forma estúpida e grosseira no livro é tão detalhada que te faz odiar completamente ele. Outro detalhe é que a sua assistente, Lidewij Vliegenthart, pede demissão nessa hora, ao ver a forma que ele trata os dois jovens. Depois ela corre atrás dos dois e leva eles de carro para a Casa de Anne Frank.
Filme: Rápida, simples e não tão tensa. Não mostra o escritor e sua assistente brigando e pedindo demissão. Ela corre sim atrás deles e convida para visitarem o museu, mas não mostra levando de carro. O que pra mim não foi ficou tãoooooooo a desejar assim não.

5. A busca pela carta de Gus

Livro: Assim que Gus morre, Isaac conta sem querer para Hazel que seu namorado estava escrevendo uma continuação para Uma Aflição Imperial. assim como prometido. E ela em uma busca incessante por essa continuação aparece na casa dele, chega até a perguntar para os pais dele sobre algo que ele poderia estar escrevendo, e ela demora alguns dias até encontrar os emails, para que enfim localize a carta emocionante.
Filme: É Peter Van Houten quando está dentro do carro de Hazel ainda no cemitério é quem entrega a carta a ela. Na cena ela está brava com o autor ainda, ela amassa a carta e joga no chão do carro, e quando Izaac fala sobre, ela vai direto no carro e pega pra ler o e-mail enviado para o escritor, descobrindo que a era a mensagem de Gus para ela, sem o suspense que teve o livro.

6. De quem é a culpa? das estrelas?

Livro: John Green escreveu uma citação ao Ato I, cena 2, da obra Júlio CésarShakespeare, em que Cassius diz para Brutus que a culpa não é das estrelas, e sim deles mesmos e as decisões que tomam na vida. John Green usa isso para provar o contrário, já que no caso de Gus, Hazel e Isaac, o fato deles terem câncer só pode ser culpa das estrelas, já que eles não fizeram nada para terem esse destino.
Filme: Nada é mencionado sobre A culpa ser ou não das estrelas no filme.

Enfim, pra mim todos esses pequenos detalhes não tiraram nem um pouco o brilho do filme, afinal de contas eu já tinha lido o livro e como sempre digo, o livro é sempre bem melhor que o filme, mas esse está no hall dos meus prediletos.
Jonh se eu pudesse te dar os parabéns, diria: Lindo trabalho
E você, gostou do filme, achou que poderia ter algo a mais no livro
Conte-nos! Comente!

Posts relacionados

8 comentários

  1. Agora que já sei quem morre e tudo mais... vou assistir...kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gladys, só vc rsrsrsrsrs

      Obrigada pela sua visita!

      Beijos!!

      Excluir
  2. Esse negócio de não citar a culpa é das estrelas me deixou puta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carla... Não fique puta! rsrsrsrs

      Obrigada pela sua visita!!!

      Beijos!!!

      Excluir
  3. Tambem tem o fato de qdo ele adoece e ela a Hazel o encontra em seu quarto em estado deplorável. ..Não iríamos querer assistir isso mas faltou. Tem também o fato de Gus ter mencionado ao chef no restaurante q Hazel era vegetariana. Ah e a venda do balanço tbm faltou kkkk Mas adOOrei muitoooo e chorei chorei...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boas observações Alessandra....

      As nossas Leitoras Mara e Luana tb choraram demais... rsrsrsrs

      Obrigada pela sua visita!!

      Beijinhos!!!

      Excluir
  4. Eu amei o filme! Por mais que tenha essas diferencinhas, não senti nenhuma falta delas. Pra mim foi tudo liindo!! :D
    Escrevi um post no meu blog sobre o filme também, se puder, comenta lá! :)
    http://naproximapagina.blogspot.com.br/2014/06/paginas-vs-frames-culpa-e-das-estrelas.html

    ResponderExcluir
  5. Eu não assisti o filme pois sempre que assisto uma adaptação de algum livro me decepciono profundamento e fico xingando os diretores mentalmente!
    Parece que com A Culpa é das Estrelas isso não aconteceu, os diretores leram o livro aeeee uhuu

    Agora sim eu vou assistir... parabéns pelo post, amei =D

    bjs

    ResponderExcluir