Resenha: A Graça da Coisa



A GRAÇA DA COISA ESTÁ EM VOCÊ!!!




LIVRO: A GRAÇA DA COISA
AUTORA: MARTHA MEDEIROS
EDITORA: L&PM
215 PÁGINAS
21ª EDIÇÃO

        Quantas vezes nas nossas vidas paramos para contemplar o mundo a nossa volta? Poucas!! Na maioria das vezes precisamos estar tristes, introspectivos, saudosos ou irritados para que coisas simples como o mar, a chuva, o gorjeio de uma ave ou as buzinas incansáveis dos motoristas nos despertem para tal contemplação, mesmo que essa seja breve...
        E quanto de beleza vemos? Normalmente, a vida corrida só nos permite enxergá-la quando o nosso direito é invadido pela ação do outro...
        No entanto, há aquele momento mágico no qual nos permitimos ter consciência dos direitos e deveres numa mesma proporção e o mundo que vemos passa a ter novos significados, cheiros, sabores e cores...
        Assim, Martha Medeiros nos apresenta a vida como ela é, através de crônicas de bom gosto e tecida na medida certa: são divertidas, coerentes, sensuais, políticas, culturais e até de autoajuda (sem preconceito!!). Afinal, “passar pela vida à toa é um desperdício imperdoável”!!!!!!!!!



Uma britadeira da obra ao lado, um acidente num parque, a “burrobracia”, obras de autores como Graciliano Ramos, fimes, Carla Bruni e o rock’ n’ roll,  o amor e a vida  simples, fácil e comum são temas recorrentes nas crônicas aí apresentadas. E em todas elas pensamos nos relacionamentos, nos valores arraigados desde a infância, na sociedade, na vida e como a vemos e vivemos.
“A gente é a soma das nossas decisões”. É aqui que reside a graça de toda e qualquer coisa, “pois é duro viver num mundo sem humor”, a “vida é o que existe entre o nascimento e a morte.  O que acontece no meio é o que importa”!!!
Assim como a autora, eu também me defino alguém ‘nascida em Ânsia, num lugarejo chamado Impaciência’. E acredito que as crônicas compiladas nesse livro também as sejam, pois apesar de datarem de textos escritos e publicados entre os anos de 2011 e 2013, são extremamente atuais.
Vamos viver sem o medo de errar, sabendo medir a padronização e a invencionice, sorrindo quando preciso for e chorando quando não der mais para aguentar. Vamos viver intensamente, o recheio do bolo é a parte mais gostosa, a cobertura enche os olhos, mas o gosto está no que vem no meio:

“No meio do caminho tinha uma pedra
Tinha uma pedra no meio do caminho...”
(Drummond)



        A vida não é uma varanda de onde se contempla o mundo. A vida é como um poema e segundo Mario Quintana “um bom poema é aquele que dá a impressão de que está lendo a gente... e não a gente a ele”.
        Por isso, faça a diferença para você mesmo, faça a graça da coisa, seja a graça da coisa. Tenha uma boa vida!!!


Encontre-me

Posts relacionados

0 comentários