Ler é para sempre....



Durante algum tempo na nossa infância aprender a ler é um processo mágico e essencial para nossa condição como gente, é o ingresso para o mundo das palavras, até então desconhecido.

Depois de um tempo nem lembramos mais... e o ato de  ler adquiri um tom tão cotidiano que o prazer se vai ou pouco se mantém...

Afinal, ler deixa de ser uma ação de codificar símbolos, saímos da superfície e passamos a mergulhar na profundeza das ideias, na sutileza das metáforas, na sensibilidade do poeta, e sem ser arrogante, isso é para poucos. Esses são pessoas sensíveis ou de talento nato, aprendido, apreendido. Ler é ter o toque de Midas!!!!!

É nesse contexto que se estabelece a importância do ensino de Língua, o ler e escrever passam a ganhar novo significado, se lê com outros objetivos e para tanto se desenvolvem ações de leitura e escrita para que os estudantes aprendam a estudar e conquistem autonomia ao fazê-lo. Tudo concentrado no propósito do ato inicial:  ler para estudar, para informar, para comunicar algo, para entreter-se ou para escrever. E ao se esforçarem para compreender um texto, necessitar interagir com ideias, confrontar interpretações, convencer o outro, pondo em ação os comportamentos de falante e ouvinte.

Não obstante penso na menina que não sabia ler e me deixo invadir por uma sensação estranha ... me vi caindo num buraco como Alice. Sim, aquela do país das maravilhas. Mas eu não corria atrás de nenhum coelho nem esperava encontrar o Chapeleiro Maluco ... Não, eu não estava perdida.

         O que eu queria? Queria devorar páginas, muitas páginas e ser a menina que roubava livros, ver o crepúsculo, o amanhecer e encontrar o lado bom da vida.

         Queria viver a vida de alguns personagens e encontrar a pedra filosofal, ter vida longa, ou ao menos saber as vantagens de ser invisível por nunca ter encontrado um bilhete no qual se dizia P.S. Eu te amo.

         Queria ter um amor para recordar, chamá-lo de querido John e quem sabe ter minha vida fora de série. Ter um homem que se sentisse atraído por mim. Alguém para quem eu pudesse dizer:

         - Surpreenda-me!

         Queria ler, criar e me ver fazendo meu film!!! Porque não? Podia desejar qualquer coisa e me transformar num ladrão de raios, o herói perdido, Filho de Netuno ou fazer parte das garotas do Olimpo.

         Seria interessante passar o dia com o garoto da casa ao lado ou com o menino do pijama listrado. Viver aventuras com Sherlock Holmes e desvendar o signo dos quatro, saber o poder dos sete, afinal, eu sou o número quatro.

         Se ler é uma obsessão não me arrependendo de ter lido milhares de páginas, esse é o meu delírio, ler me faz pegar fogo algumas vezes...

A seleção, O labirinto dos ossos... Um dia pretendo ler e viver muitas histórias, me ver Em chamas , Pegando fogo... Viajar... Conhecer lugares inimagináveis sem sair do lugar. Pegar um portal para Nárnia, Hogwarts, Panem, Alagaësia, inúmeras Desventuras em série...

Ler e escrever cartas para Julieta, me tornar Poderosa, sou assim. Você pode até me dizer que a culpa é das estrelas. Peça – me o que quiser, menos que abandone os meus amados livros, essa é uma paixão sem limites, sem eles fico nua. Ler, ou melhor amadorar ler pode ser vista como uma questão de orgulho e preconceito, razão e sensibilidade, no entanto acredito que inicialmente basta ter persuasão...

Desculpe-me se sou inoportuna! Sou uma garota exemplar!!

Ler não precisa estar entre o agora e o nunca ou entre o agora e o sempre. Ler nada mais é do que um belo desastre, É ver nas entrelinhas a métrica e a pausa.

Mas, para mim, gostar de ler é easy. Para alguns: Sobreviver é apenas o começo...


Encontre-me

Posts relacionados

5 comentários

  1. Nahim que tudo de bom esse texto! Só quem ama leitura de verdade sabe como cada palavra dessa é recheada de verdade,né? E ainda com títulos dos livros...muito criativo.Se puder passa lá no blog também.
    Bloody Kisses!
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paloma... Que bom que vc gostou!! Ficamos muito felizes... Obrigada pela sua visitinha...

      Beijinhos!

      Excluir
  2. Esse texto ficou ótimo. A ideia de usar título de livros ficou incrível.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de Maio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá... Obrigada pela visita!!! Ficamos felizes em saber que gostou do texto!! Beijinhos!!

      Excluir
  3. Obrigada gente, a ideia é cada um seguir escrevendo depois sobre suas experiências leitoras e acrescentar os livros que mais lhe apetecem! Obrigada pela visita!

    ResponderExcluir